quinta-feira, 26 de julho de 2012

Gatos baleados!

Recebemos um email sobre uma situação dramática no Pinhal do General, Quinta do Conde.
É necessária ajuda para esterilizar estes animais e acabar com o tiroteio.

Pretendemos criar um grupo de ajuda a estes animais. Por favor adiram, enviando email para sesimbra.bianca@gmail.com
"Venho por este meio dar a conhecer a situação em que vive uma colónia de gatos, na Quinta do Conde, Pinhal do General, em sítio indeterminado para mim por apenas lá ter ido duas vezes, seguindo de carro as pessoas que alertaram para a mesma.
Desloquei-me ao local por ter ficado muito impressionada com o estado de 1 gatinha de 1 apelo cuja foto anexo.
Por ninguém se disponibilizar para a ajudar ao longo de vários dias, fui de Lisboa até lá, encontrei-me com a rapariga que tinha colocado o apelo, Angela Marques (que já a trazia numa transportadora para ma entregar) e como me falaram em gatos bébés com os olhos fechados pedi para ver o sítio onde tudo ocorria. 
No sítio (traseiras de um café de província, propriedade privada, num terreno bastante sujo) encontrei 3 gatinhos bébés a precisar de assistência médica urgente. Apercebi-me também da existência de 2 gatos baleados (segundo a senhora que trabalha no café que é quem os alimenta a todos com o que pode) mas que eram adultos e pareciam menos mal.
De conversa em conversa percebi que ali existe uma colónia de gatos que andam a ser baleados por alguns vizinhos.
Trouxe a gatinha adulta completamente desfigurada e os 3 bébés para Lisboa e internei-os para diagnóstico e tratamento.
A gatinha adulta tinha 2 chumbos no cérebro e 2 no corpo. Estava completamente anémica e desidratada, com uma infecção imensa do olho e nariz (sítio onde a bala entrou) à garganta e com problemas respiratórios superiores leves. Posteriormente descobriu-se que tinha também um tumor no cérebro. Foi tratada e medicada (ficando com 1 enorme buraco no olho apos limpeza dos pus) e ficou a soro quase 2 semanas. Entretanto começou a revelar problemas neurológicos, andando em círculo associados à pressão do tumor e foi medicada com corticoides que acalmaram bastante o seu estado. Infelizmente ontem e hoje piorou começando a ficar com o nariz, boca e olho muito inchados (tumor a aumentar e pressionar) e começou a tomar morfina para as dores.... Amanhã será reavaliada uma vez que 1 cirurgia ali é quase impossível e a gatinha é também FIV positiva o que não convém dizer porque aí baleiam os animais todos.
 Os 3 pequeninos reagiram muito bem aos tratamentos, mas hoje uma começou com febre e a vomitar. Espero que recupere.
 
Na minha segunda visita ao local apercebi-me que existia um gatinho de uma semana que miava desalmadamente com fome há um dia, por a mãe ter desaparecido, que se encontrava muito perto das traseiras do café no quintal de um velhinho amoroso que gosta de gatos e deixa as gatinhas irem para lá ter os filhos. Vi aí 3 gatas adultas, 3 ou 4 filhotes com ar saudável. No café estava o gatinho amarelo baleado que resgatei e ficaram para trás uns 4 de 2,5 meses (alguns bastante simpáticos e amigos da senhora) 4 ou 5 gatas adultas e uns 4 gatos adultos, incluindo 1 preto e branco também baleado. 
Não consegui fazer mais análise nenhuma uma vez que o bébé precisava de comer com urgência e trouxe-o para Lisboa a correr ,onde 1 amiga minha tomou conta dele (biberon de 2 em 2 horas) e assumiu a responsabilidade do amarelinho que está saudável (FIV E FELV negativo) e foi já castrado.
Trouxe também a cadelinha da senhora que os alimenta nas traseiras do café e que está a ajudar por pareçer ter 1 tumor na barriga e a senhora a adorar e estar aflita, sendo que era uma hérnia umbilical e foi já operada (esterilizada).
Foi-me também dito que existem vários gatos cegos ou quase cegos num local que não conseguiram ainda precisar.
Entretanto pareçe haver mais 2 pequenos (ou apenas 1  porque o outro nunca mais foi visto) com coriza bastante avançada.
 
Conclusão: 
Existe em Pinhal do General uma colónia de gatos que andam a ser baleados pelos vizinhos que pareçe alegam que lhes atacam as galinhas (o que me pareçe impossível porque nas tais traseiras onde todos vão comer, existem gatos, galinhas, galos, cães pequenos e todos coabitam sem problema algum uns dos outros) de número indeterminado mas que me pareçe não ser muito grande (ignoro o número e condições dos restantes que estão quase todos cegos).
 
As pessoas têm medo de dizer quem é mas pareçem ser várias pessoas adultas (não é coisa de adolescentes) sendo que um vizinho de 1 das raparigas lhe matou 1 gata há 2 anos por causa dos pintos e tem 1 irmão GNR que acha tudo isto muito bem e que pareçe estar envolvido no rapto de 1 cadelinha Husky que ela tinha.
Os gatos estão todos em perigo, não tratados (esterilizações e castrações) alguns doentes e existem vários pequenos para eventual adopção.
 
A senhora que trabalha no café e os conhece e alimenta deixará de o fazer em Setembro (vai parar de trabalhar no café), e gostaria de levar 2 das gatinhas pequenas com ela (mora ali perto).
Existe também a boa vontade das pessoas que alertaram...
 
Trouxe de Pinhal do General sete animais (contando com uma gatinha de 2 meses que tinha 1 lesão na coluna e andava a arrastar a pata e que foi entregue pela Angela que a resgatou a 1 amiga minha que lá passou vários dias após a minha 2ª visita) e a cadelinha da senhora para devolver mal esteja com a cicatriz em ordem, uma vez que os terenos são sujos e poderia infectar.
Seria necessário ou evacuar os gatos todos (o que me pareçe complicado e difícil e os faria perder as referências) ou arranjar forma de as pessoas (que devem ser muito básicas) pararem com estes actos.
Seria igualmente necessário operar todos os gatos adultos (ou os possíveis), resgatar os pequenos e tratar os feridos possíveis.
 
Não tenho mais meios para ajudar os restantes gatos, uma vez que ainda tenho só a meu cargo uma colónia na Estrada da Luz que tem 6 gatas adultas para operar, 4 machos e varios bébés para resgatar para lá de 12 que tenho para adopção e alguns bébés doentes...
Posso ir lá, indicar o lugar mas não me é possível ir resgatar à noite os gatos, mantê-los em armadilhas em jejum, entregá-los em Sesimbra de manhã e fazer pós operatório das gatas uma vez que vivo em Lisboa.
Agradeço muito à Bianca a possibilidade de operar os gatos a preço nulo e pedia o favor de ver se conheçem alguém que possa estar na zona, apanhar os animais, e fazer o pós operatório das gatinhas.
Eventualmente qualquer outra associação para o trabalho não recair apenas sobre a Bianca.

Agradeço também sugestão da melhor forma de acabar com o tiroteio aos pobres dos animais (que meios utilizar para lidar com estas pessoas) que me pareçeram bastante pacíficos."




3 comentários:

  1. Experimentem entrar em contacto com a Associação Entregatos. Recolhe gatos que estejam em risco. De momento estão a passar dificuldades financeiras mas têm bom coração.

    ResponderEliminar
  2. Enviei o link desta noticia para a SEPNA da GNR.

    É incitar a denuncia desta situação junto das autoridades.

    ResponderEliminar
  3. Nem consigo dizer nada!! pobres animais!! sugiro apenas chamar a comunicação social?? a TV? o SEPNA sei lá...?? por favor pessoal da zona façam alguma coisa!

    ResponderEliminar